Ciclo mM

Entre o micro e o Macro, o movimento e a Música, as criações sobre e para os Largos de Palmela/ Património edificado, cultural e histórico.
O Largo que segundo o escritor Manuel da Fonseca é “o Centro da Vila, o Centro do Mundo”, que oferece, recebe e transforma.
Entre o minério, que é um Largo e os Momentos criados, o crescimento do que é local.
Entre o motor para a criação e a Máquina, o público.
Entre o mundo e a Memória, o tempo e a construção de património imaterial.

Proposta

A DançArte apresenta um novo ciclo de espetáculos para quatro anos, com oito momentos/ criações, duas por ano.

O primeiro momento, abrangendo várias dimensões, é apresentado nos largos, num encontro intimo com o público, lançando a semente.

O segundo momento, é apresentado em palco, do Cine Teatro S. João/ Palmela, local de residência da companhia, alargando a criação a espaços formais, convidando o público para uma viagem complexa e interessante.

O Ciclo mM propõe um desafio ousado, que cruza o património existente com a criação artística, potenciando as criações da DançArte, enriquecendo a oferta cultural na região e promovendo o património e a cultura local.

O Ciclo, orienta o trabalho criativo, motiva os intervenientes e convida o público para uma participação continuada e ativa.

Espaços

Criado sobre diferentes dimensões e quatro LARGOS de Palmela, cada momento tem identidade própria, nomeadamente o titulo de espetáculo.

  • Largo S. João Batista, Palmela
  • Largo José Maria dos Santos, Pinhal Novo
  • Largo do Mercado, Quinta do Anjo
  • Largo Ferreira da Costa, Poceirão

Dança | Coreografia

Neste ciclo, a criação em dança, motivada pela experiência vivida, pelos criadores e interpretes, em locais específicos, surge entrelaçada com outras áreas, enriquecendo os espetáculos e tornando-os realidades transversais, em diferentes momentos.

As realidades micro e macro, cruzam-se e refletem-se nos elementos criativos, desenhando novos cenários ao olhar do público. O pormenor, torna-se importante e imenso e definem-se grandezas.

- Sofia Belchior

Música

A música é criada em torno da viagem proposta, inspirada nos espaços e nas histórias; Cria mundos e veste a dança, transformando-se várias vezes.

Rica, diversificada e com uma abordagem moderna, constrói-se com base em novas vertentes de composição e de interpretação ao vivo.

- António Machado

Fotografia

Desde pequenos que temos pequenos interesses, e somos absorvidos por pequenas paixões. Algumas perdem-se, outras mantêm-se, evoluem, e tornam-se parte integrante da nossa vida. Após dez anos na prática de design industrial, a paixão pela fotografia cresceu e motivou a mudança.

Agora como fotógrafo comercial trabalho exclusivamente em fotografia de produto, publicidade e editorial, mantendo em paralelo projetos pessoais, para executar ideias próprias e explorar a criatividade.

Trabalhando com a DançArte, há mais de 15 anos, numa capacidade ou outra, abrimos agora espaço para projetos em conjunto, integrando a dança e fotografia.

- Carlos Teixeira